quarta-feira, 27 de junho de 2012

Check List


Ficou, noiva? Marcou a data do casamento? E agora, por onde começar? Muitas dúvidas aparecem, né?!
São tantos detalhes para que a cerimônia e a festa de casamento estejam impecáveis. E nada pode dar errado, pois (a princípio) só se casa uma vez. E se esse é seu grande sonho, tudo tem que sair perfeito, do jeitinho que você sempre sonhou.

Meninas, organizar um casamento não é uma tarefa simples. E em alguns momentos pode ser muito desgastente, ainda mais se você trabalha e tem pouco tempo para cuidar dos detalhes (e são muitos) da sua festa. Então, como dica, aconselho que contratem uma cerimonialista (assessora) para o seu casamento. Ela tem experiência, e saberá te auxiliar para que você aproveite ao máximo esse momento de preparação. Conselho de quem já casou, os preparativos são um dos melhores momentos da festa de casamento.

Caso você ainda esteja em dúvida se vale a pena contratar essa profissional, ou ainda, seu sonho é organizar sozinha cada detalhe do seu grande dia, aí vai um Check list, para te ajudar nesse momento especial da sua vida.

O que é check list? É uma lista de verificação, que serve para verificar o que já foi feito e o que precisa ser feito no seu evento. Te ajuda a não esquecer das tarefas mais importantes e te assegura das tarefas já realizadas.

  • Defina a data do casamento.
  • Defina um orçamento possível a ser investido no casamento. Essa é a hora de conversar o quanto você pode gastar e se as famílias irão contribuir com o orçamento ou não, e quanto exatamente.
  • Pense no estilo de festa. São muitas as opções: almoço na fazenda, clássico, brunch num domingo, luau na praia, coquetel, etc. Escolha o estilo que mais combina com você e o seu bolso.
  • Reserve a igreja (algumas tem a agenda lotada com até 2 anos de antecedência).
  • Organize sua rotina de noiva. Compre um fichário ou abra uma pasta no computador para juntar todas as referências que você gostar de casamento. Monte uma planilha para controlar os pagamentos do casamento. Monte uma planilha para relacionar o nome de todos os convidados.
  • Comece a sua lista de convidados. Mesmo que ela mude um pouco ao longo do ano, alguns amigos novos serão incluídos e outros precisarão ser excluídos, mas mesmo assim é importante você ter uma ideia se será uma festa para 50, 100, 200, 300, 400 ou quantas pessoas. Todos os fornecedores a serem contratados nos próximos meses precisarão desta informação. Também com essa informação que você procura o lugar ideal que comporte seu número de convidados na festa.
  • Converse com seu noivo e famílias sobre as responsabilidades de cada um. Vocês irão dividir tarefas? É sempre bom definir bem quais serão as responsabilidades de cada um sobre pesquisar a casa nova para morar, a lua de mel, os fornecedores da festa de casamento.
  • Contrate uma assessoria de casamento. Se o seu orçamento permitir, o quanto antes você contratar um profissional na organização de eventos, melhor. Essa pessoa pode te ajudar na pesquisa pelos fornecedores, organizar seu orçamento, dar dicas e até economias nas contratações certas.
  • Pesquise referências. Você ainda tem um ano pela frente, não precisa decidir todo o seu casamento com tanta antecedência porque ao longo dos meses você pode mudar de ideia em relação a fornecedores, decoração, cores, vestido. Visite os sites, blogs e revistas sobre casamento e guarde todas as imagens que você amar. Fica mais fácil idealizar seu casamento e mostrar para os fornecedores o que você quer com referências em mãos.
  • Cuide mais da sua saúde e estética. Se preocupar com a alimentação e o peso precisa ser o ano inteiro, e não num regime maluco de emergência na última semana. Vai fazer clareamento nos dentes? Acabar com a marquinha da alça do biquíni para não ficar feio na foto? Coloque em ação o ano inteiro uma rotina saudável.
  • Reserve o local da festa. Com o estilo da festa,, orçamento determinado e número de convidados, essa deve ser a primeira coisa a ser contratada, para garantir sua data.
  • Contrate seu fotógrafo e videomaker. Lembre-se que de tudo da sua festa, o que sobrará serão as imagens fotografadas e filmadas, e por isso esse é um dos itens mais importantes. Os melhores fotógrafos tem a agenda lotada muitas vezes com mais de um ano de antecedência
  • Essa é a hora de pesquisar fornecedores de buffet, bebidas, música, decoração. Pesquise, peça orçamentos, marque reuniões, deguste, compare, veja decorações ao vivo. O indicado é sempre ao menos fazer 3 orçamentos de cada item, para que você possa melhor avaliar o preço e os benefícios e diferenciais de cada um. Peça referências antes de contratar, examine os contratos com calma, tudo o que tiver sido prometido/ combinado durante essas reuniões precisa estar no contrato. Nada de ter pressa de fechar com o primeiro que conhecer.
  • Pesquise seu vestido de noiva perfeito. Visite várias lojas e estilistas para definir com calma o melhor vestido para você. Essa é a hora de pensar se o vestido será feito sob medida, comprado pronto ou alugado.
  • Comece a pensar em quem serão os padrinhos de seu casamento, mas não tenha pressa de convida-los ainda. Você pode se arrepender depois e não dá para desconvidar mais tarde.

  • Pesquise destinos para sua lua de mel. Procure uma agência especializada ou seu agente de confiança, converse com os amigos que costumam viajar bastante, considere em qual estação do ano será no destino dos sonhos para definir se é a melhor opção de viagem ou não.
  • Comece a preencher uma planilha com todas as informações de seus convidados: nome completo, nome do marido/ esposa completo, endereço completo, telefone e e-mail. Essas informações serão necessárias para enviar o save the date no próximo mês (caso haja um), caligrafar corretamente cada convite, enviar o convite para os convidados que moram fora, para a confirmação de presença pelo serviço de RSVP e para posterior envio de cartão de agradecimento.
  • Se a cerimônia religiosa for fora da igreja, comece a procurar pelo celebrante que possa realizar sua cerimônia no local definido.

  • Feche os contratos com os fornecedores de decoração, buffet, bebidas, coral.
  • Verifique se você precisa providenciar algo para a infraestrutura da festa: gerador, banheiros extras, cobertura para o caso de festas ao ar livre, aquecedores, toldos.
  • Decida o seu vestido de noiva.
  • Defina o cardápio da festa.
  • Convide os padrinhos para seu casamento. Após o convite aceito, converse com eles se haverá algum traje específico para os homens e se você pretende sugerir (sugerir é diferente de impor) alguma cor para as madrinhas ou deixa-las à vontade para escolher.
  • As mães dos noivos são sempre as primeiras a escolherem as cores de suas roupas, para que nenhuma madrinha repita a mesma cor. Como suas madrinhas já estarão pensando nisso, tenha certeza que sua mãe e a mãe do noivo já definiram suas roupas.
  • Convide as daminhas e pajens e converse com os pais das crianças sobre quem poderá arcar com as despesas das roupinhas.
  • Envie o save the date, caso tenha um.
  • Escolha a identidade visual do seu casamento.
  • Escolha o convite do seu casamento bem como toda a papelaria que você irá fazer junto (menu, tags, cartão de agradecimento, missal). Faça a revisão do texto do seu convite. Essa parte não pode atrasar para você não correr o risco de ter que entregar convites em cima da hora.
  • Decida o destino da sua lua de mel.

  • Envie seus convites para a caligrafia.
  • Pesquise fornecedores de docinhos, bolo e bem casados. Faça degustações. Encomende seus favoritos. Lembre-se de escolher as forminhas dos doces de acordo com as cores da decoração, e o mesmo para a embalagem dos bem casados. Sua decoradora pode te orientar nessa escolha. Verifique de quem serão os pratos da mesa de doces, se da decoradora ou da doceira.
  • Faça sua lista de presentes em ao menos 2 lojas, com opções para todos os bolsos.
  • Converse sobre a iluminação da festa com sua decoradora e fotógrafo. É importante todos estarem alinhados neste quesito para você não ter surpresas com fotos escuras por causa da decoração à luz de velas ou fotos amareladas por causa da decoração com luz âmbar.
  • Escolha as músicas.


  • Envie os convites para os convidados que moram fora do país.
  • Reserve o dia da noiva.
  • Pesquise as opções e pacotes de noite de núpcias.
  • Contrate uma assessora/ cerimonialista só para o dia, caso você não tenha contratado uma para a organização completa.
  • Noivo: hora de encomendar sua camisa e terno sob medida ou definir qual roupa será
  • alugada.
  • Defina suas lembrancinhas, caso vá oferecer alguma. Lembre-se sempre que fazem mais sucesso lembrancinhas comestíveis ou úteis.
  • Compre o sapato de noiva. Será importante estar com ele durante as provas do vestido.
  • Comece a definir como você imagina seu penteado, véu e grinalda.
  • Defina com o noivo suas alianças, caso não sejam as mesmas do noivado. Você precisará de tempo para possíveis ajustes e a gravação dos nomes nela.
  • Se você não for ter a ajuda de uma assessoria/ cerimonialista, comece a escrever numa planilha o cronograma do dia, a ordem de entrada dos padrinhos, a ordem das músicas e uma ficha completa com a relação de todos os fornecedores. Envie essas informações para todos os seus fornecedores, para que eles possam estar alinhados em saber quem trabalhará na festa e o cronograma.

  • Dê entrada com a documentação no cartório para o casamento civil.
  • Envie os convites para os convidados que moram fora da cidade onde será o casamento.
  • Marque a degustação do cardápio a ser servido na festa. Faça substituições ou complementos se necessário.
  • Reserve o carro e motorista que irá te levar para o casamento.
  • Converse com suas madrinhas se você deseja ter uma festa de chá de cozinha ou chá bar. Em geral, as madrinhas quem são responsáveis por organizar e oferecer a festa. Mas você precisará fazer a lista de convidados e entregar nome e contato de todos para suas madrinhas e a lista de presentes, caso haja.
  • Se você não for ter a ajuda de uma assessoria/ cerimonialista, mantenha contato com todos os seus fornecedores para verificar se há dúvidas sobre o cronograma e pontos específicos solicitados por você.


  •  Faça o teste de cabelo e maquiagem. De preferência no mesmo dia de uma prova do vestido, para você visualizar seu look completo.
  • Escreva seus votos, caso tenha combinado com o noivo votos personalizados de cada um.
  • Divirta-se na sua festa de chá de cozinha.
  • Faça uma reunião com o fotógrafo/ videomaker para deixar claro todas as fotos que são importantes para você, os informe caso vá acontecer alguma surpresa programada na festa ou algo diferente, enumere cada detalhe que você faça questão de ter uma foto.
  • Faça uma reunião com o celebrante do seu casamento para alinhar possíveis homenagens ou passagens bíblicas que você deseje que ele fale.
  • Defina todas as músicas da cerimônia religiosa e comunique para o coral/ DJ.
  • Caso as alianças do casamento sejam as mesmas do noivado, lembre-se de leva-las para polir e gravar a data do casamento.
  • Se tiver contratado o serviço de RSVP ativo (confirmação de presença), este deve ligar para os convidados para fazer a contagem dos confirmados.
  • De 15 a 10 dias antes da festa, confirmar o número de convidados confirmados ao buffet.
  • Converse com a decoradora e florista sobre como você quer seu buquê e as flores para a lapela do noivo e padrinhos. Informe quantos padrinhos serão, incluindo os pais dos noivos. Decida se as daminhas entraram com mini buquês. Decida se você irá jogar no fim da festa seu próprio buquê ou encomendar um segundo buquê falso.
  • Entregue para sua assessora/ cerimonialista a cópia de todos os contratos com os fornecedores, para que no dia do casamento ela possa verificar se tudo entregue na festa está de acordo com o contratado.
  • Se você não for ter a ajuda de uma assessoria/ cerimonialista, confirme com cada um o horário de chegada na festa, montagem e desmontagem.
  • Confirme todos os serviços contratados.
  • Faça a última prova do vestido e organize se será retirado por você ou entregue.
  • Verifique se todos os pagamentos de todos os fornecedores estão em dia.
  • Prepare as malas da viagem de lua de mel, incluindo todos os documentos e câmera fotográfica.
  • Prepare uma mala menor para a noite de núpcias com sua lingerie, roupa do dia seguinte e itens de higiene. Combine quem irá levar estes pertencer para o local da noite de núpcias no dia do casamento.
  • Faça depilação, sobrancelhas e unhas da mão e pé dois dias antes do casamento, é mais tranquilo do no próprio dia.
  • Combine com sua mãe ou alguém de levar seu vestido de noiva para a lavanderia ou devolver na loja alugada.
  • Aproveite seu dia. Durma bem, se alimente bem, fiquei com as pessoas que você gosta, escute a música que você gosta.
  • Lembre-se de agradecer aos seus pais pela festa, caso eles estejam arcando com os custos. Lembre-se sempre de dizer o quanto ama eles.
  • Alimente-se durante o dia com comidas leves e sucos. Você não quer desmaiar de fraqueza na igreja, não é mesmo?
  • Tente não se atrasar durante o dia da noiva. É legal que você tenha tempo de fazer fotos tranquilas vestida de noiva antes de ir para a cerimônia religiosa.
  • Divirta-se! Ame, abrace, beije, fale com todos, dance, converse. É o dia mais feliz da sua vida!








  • Organize todos os presentes recebidos. Hora de fazer a troca de presentes, caso necessário.
  • Envie os cartões de agradecimento para todos os convidados, agradecendo a presença na festa e o presente recebido.
  • Caso tenha alteração no sobrenome, providenciar novos documentos.
  • Se possível, envie um feedback para seus fornecedores.
  • Envie suas fotos para o Daia Festa  (=



segunda-feira, 18 de junho de 2012

Banheiro da Festa


Quando estamos organizando nossa festa, nos preocupamos com cada detalhe. Como vai ser a decoração, quais vão ser as cores, se vamos usar velas, quais serão as flores. Provamos vários cardápios e várias opções de bolos. Enfim, queremos que nossa recepção seja perfeita, ou bem perto disso. Mas será que não nos esquecemos de nada?

Algumas vezes, não nos preocupamos com o banheiro da festa. Isso mesmo, BANHEIRO. Se queremos uma festa inesquecível, nada pode ser esquecido, mas os banheiros tem ficando de lado, e as vezes até com cheirinho nada agradável.

Sei que durante a festa, vocês não vão conseguir se preocupar com esses detalhes. Mas, podemos organizar tudo antes da festa, converse com sua assessora e combine com ela os detalhes para que o banheiro também esteja uma gracinha.
Vou dar algumas sugestões que podem deixar o banheiro da festa um lugar útil e interessante:

Plaquinhas personalizadas na porta do banheiro:
São divertidas e fofas.


Kit Toilet
Kit Toilet é um mimo, mas também é muito útil. E, pode salvar algum convidado de eventual probleminha ou mal-estar. Normalmente são feitos dois kits, um para o banheiro feminino e outro para o banheiro masculino. Esse kit pode acompanhar as cores da festa e pode conter a identidade visual do evento.

Kit Toilet feminino pode conter: grampos, elástico de cabelo, lixa de unha, absorvente, fio-dental, desodorante spray sem perfume, lencinhos de papel, band-aid, enxaguante bucal (com copinhos plásticos), esmalte incolor (para salvar meia-calça), remédio para dor de cabeça,  cólica ou mal estar, cotonetes, algodão, balinhas de hortelã e chicletes, escova/pente de cabelo e amostras de perfumes.

Kit Toilet masculino pode conter: Gel para o cabelo, enxaguante bucal (com copinhos plásticos), pente, fio dental, desodorante spray sem perfume, band-aid, balinhas de hortelã e chicletes e remédio para dor de cabeça e mal estar.

Mas cuidado, se você incluir medicamentos, é importante que alguém esteja cuidando ou que fique em algum lugar alto, para que as crianças não usem os medicamentos de forma inapropriada. 




Kit Costura: Com almofadinha, vários tons de linhas, botões, agulhas e uma pequena tesoura.

Decoração Simples: Com um pequeno arranjo de flores, ou pétalas na bancada. E ainda tem a opção de colocar algumas velas.




Espero que as dicas tenham sido úteis, e que a festa de vocês seja o sonho tão esperado.

sábado, 16 de junho de 2012

Lembrancinhas para Festa de 15 Anos


 Esse post é dedicado às meninas que já estão sonhando, ou estão organizando sua festa de 15 anos.

   Quando você está organizando uma festa, se preocupa com cada detalhe da decoração, das flores, do cardápio, mesa de doces, bolo, lista de convidados, convites, fotos, filmagem. São muitas e muitas coisas para se preocupar, e se não foi contratado uma cerimonialista para ajudar neste momento, com certeza a mãe e aniversariante vão se ver loucas com tantos detalhes.

   Mas existem alguns detalhes que não podem ser esquecidos. Primeira coisa, o Save the Date e o Convite são as portas de entrada da sua festa. Logo, é importante se preocupar com o que você quer avisar aos seus convidados sobre sua festa. Se você não quer suas colegas e primas de calça jeans na sua festa, se preocupe com o convite.

   Se o convite é a porta de entrada da sua festa, o que vai fazer as pessoas lembrarem-se de sua festa quando forem embora?  

   Sim, a resposta correta é a lembrancinha. É importante se preocupar com esse detalhe também. As pessoas esperam para ver como vai ser o último agrado da festa. São muitas, e muitas possibilidades, e às vezes fica difícil escolher. Mas vou dar uma dica que acho que sempre dá certo. Lembrancinha boa e que agrada é lembrancinha útil, ou de comer. As pessoas até acham bonitinho bugiganga, mas de verdade, jogam tudo fora depois, ou seja, você gastou dinheiro para ir para o lixo. Então é melhor investir em algo que realmente seja legal.

   Vou dar algumas dicas de lembrancinhas que agradam bastante. E você pode imprimir sua identidade visual nelas. Meninas, vocês vão ter uma identidade visual na sua festa, né?! Por favor, vale muito a pena!

   Um das lembrancinhas mais usadas hoje me festas de 15 anos é o chinelo personalizado.




   Outra ideia bem legal são as bisnagas de negrinho, branquinho ou doce de leite (brigadeiro e beijinho para quem não é do Sul).



    Também tem os cup cakes, que estão super na moda, tanto para a mesa de doces como para lembrancinhas.





   E os negrinhos para comer de colher, entregues em potinhos.





   Também tem a possibilidade de dar um kit, com vários itens interessantes. Em uma ecobag (bolsa ecológica) personalizada, você coloca itens que acha interessante. Kit 1: pode ser agenda, porta retrato, adesivos, canetas (tudo personalizado). Kit 2: guloseimas. Kit 3: é a opção mais amada entre as meninas. Montar um kit maquiagem, com sombra, gloss, esmalte e outros itens que as adolescentes amam. Mas nesse último caso, é preciso pensar em uma lembrancinha para os meninos, pois eles não vão querer um kit maquiagem certo?









   E minha última sugestão são as latinhas de mint to be, com a tampinha personalizada são uma graça.



   Essas são as dicas de lembrancinhas de hoje, espero que tenham gostado e que aproveitem.





quarta-feira, 13 de junho de 2012

Mesa de Doces



Qual a parte mais deliciosa da festa?

Se você respondeu a mesa de doces, tem a mesma opinião que eu.
A mesa de doces é um show a parte na decoração de uma festa. E hoje é uma das grandes estrelas de uma festa de 15 anos, claro, depois da aniversariante que é a grande princesa da noite. E nas recepções de casamento não fica atrás, eu chegaria a dizer que é indispensável.

Se antes, era só colocar alguns negrinhos e outros branquinhos (brigadeiro e beijinho para quem não é do sul) em cima da mesa e estava ótimo, hoje esse local tem decoração. São flores, luzes, velas e é claro, os doces. E esses costumam ser lindos e muito bem elaborados, exuberantes e conseguem chamar toda a atenção para eles.

A decoração da mesa de doces deve estar em sincronia com todo o conceito da festa. Os suportes para os docinhos também podem fazer toda a diferença e deixar a decoração charmosíssima: bombonieres de cristal, placas de vidro, suportes de ferro, porcelana, madeira e até caixinhas personalizadas são uma gracinha.

Sim, é muito legal ver uma mesa de doces personalizada com o tema e a identidade visual da sua festa.

Se você não tinha pensado em uma mesa de doces, da uma olhadinha em algumas imagens.



















segunda-feira, 11 de junho de 2012

Pedido de Casamento


Entrando na semana do dia dos namorados, e com esse clima de amor no ar, trago um vídeo que conquistou o mundo, e tem feito muitas namoradas suspirarem.

É o vídeo de um pedido de casamento super criativo, e mega fofo.

O americano Isaac Lamb surpreendeu sua namorada Amy Frankel. 

Como? Pois bem, ele reuniu 60 pessoas entre amigos e familiares, para juntos realizarem o que ele chamou de o primeiro pedido “lip-dub” (vídeo que combina sincronização labial com dublagem) ao vivo.

A música escolhida? “Marry You” (que quer dizer "Casar com Você"), do Bruno Mars.

Bom o resto da história, vou deixar que vocês vejam...


Espero que esse vídeo tenha inspirado vários namorados, e namoradas.


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Identidade Visual



     Olá, vou falar um pouquinho sobre Identidade Visual. Talvez alguns de vocês já tenham ouvido falar sobre Identidade Visual, e outros não fazem a menor ideia do que seja isso.

   Pois bem, de forma simplificada, vou tentar explicar do que se trata essa moda de casamentos e festas de 15 anos.
   
   Hoje, as pessoas e principalmente os noivos, tem buscado fazer festas exclusivas, preparadas para eles com a “cara” deles e com a marca deles. E a Identidade Visual busca a exclusividade para a festa.

   Identidade Visual é uma marca que é feita especialmente para o evento. Um logotipo que imprime a personalidade, gosto e outros detalhes do anfitrião. A Identidade Visual busca harmonizar todos os detalhes da festa e da decoração, e isto inclui cores, estampas, desenhos, bolo, lembrancinhas, etc.

     E a Identidade Visual é impressa em toda a papelaria da festa. É usada no "Save the Date", Convites, Missal, Menu, Marcadores de Mesa, Tags de Agradecimento, Kit Banheiro, rótulos para garrafinha de água, Mint to Be, lembrancinhas em geral e tudo mais que for usado no evento.

   Hoje é difícil encontrar um casamento ou festa de debutante que não esteja impresso uma Identidade Visual.

   Normalmente quem faz a Identidade Visual é um profissional da área, seguindo as ideias e características dos noivos/debutante, mas existem aqueles que se arriscam para criar sua própria marca, usando programas como PhotoShop, Corel, Gimp ou outros editores de imagem.

     O modo que vai ser feito, talvez não importe muito, depende de cada um, mas deixar sua festa com a sua marca, acho DEMAIS.


    Se tratando de casamento, a marca pode ser extrovertida ou tradicional, o que vai determinar a Identidade Visual do casamento é a personalidade que o casal construiu um com o outro, e o estilo da festa que eles estão organizando.


    Se você está preparando seu casamento ou sua festa de 15 anos, vale a pena ter sua Identidade Visual, eu super indico.

   De uma olhadinha em algumas Identidades Visuais:











   Se a ideia é um casamento ou uma festa de 15 anos exclusiva, vale a pena investir em uma Identidade Visual.